Política

“Para reagir às fake news temos que prestigiar o jornalismo profissional", diz Augusto Aras

Agência Brasil
Procurador-geral da República reconheceu que a "desinformação" é um dos maiores desafios da atualidade  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 27/05/2020, às 12h29   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após diferentes veículos de imprensa se negarem a mandar a sua equipe para cobrir o Palácio do Planalto, depois dos atos hostis contra repórteres por parte de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, o procurador-geral da República, Augusto Aras, defendeu o "jornalismo profissional" como meio de combater a disseminação de fake news.

Comparado a uma "rainha" no jogo de xadrez pelo próprio Bolsonaro, quando foi nomeado para o cargo, Aras afirmou que um dos "maiores problemas" enfrentados pela sociedade atualmente é a "desinformação".

“Para reagir às fake news temos que prestigiar o jornalismo profissional. Hoje um dos nossos maiores problemas é a desinformação como método, como promoção da ignorância, da incivilidade”, disse o procurador-geral durante o seminário virtual "Libedade de imprensa, Justiça e segurança dos jornalistas", promovido pela Faculdade de Direito da USP, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a ESPM.

Aras reforçou que a PGR mantém o posicionamento assumido desde então, de repúdio a qualquer ato de violência contra jornalistas ou restrição ao trabalho da imprensa. Ele ressaltou ainda a importância de confiar a imprensa formal em detrimento de blogs e sites que ajudam a espalhar notícias falsas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp