Política

Advogado recorre no STJ para retirar Sérgio Camargo da Fundação Palmares

Reprodução/Twitter
Camargo é conhecido por ser contra ações de reparação social dos negros  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter

Publicado em 05/06/2020, às 08h10   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

O mesmo advogado que foi autor de uma ação popular que levou à suspensão da nomeação de Sérgio Camargo na presidência da Fundação Palmares, em dezembro, entrou com pedido de tutela provisória de urgência para retirá-lo da instituição. O recurso, segundo informações da coluna da Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, foi apresentado por Helio de Sousa Costa na quinta (4) ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Camargo é conhecido por ser contra ações de reparação social dos negros. Ele chegou a afirmar que ”a escravidão foi benéfica para o Brasil” e que o Dia da Consciência Negra deveria ser extinto. Por vezes, o presidente da Fundação deu declarações de cunho racistas e que desrespeitavam as religiões de matriz africana.

Nesta quinta (4), ele disparou ofensas ao movimento negro e lideranças religiosas. “Não vai ter nada para terreiro enquanto eu estiver aqui dentro, zero, nada. Macumbeiro não vai ter um centavo”, disse. As críticas também se estenderam para a cantora Alcione que, durante uma live, comentou sobre a gestão de Camargo com a também cantora Tereza Cristina.  

“Alcione, vê se enxerga! Admiro Jessye Norman, umas das maiores cantoras de ópera da história da música, não uma barraqueira que incita ao crime e à violência contra um negro que tem opiniões próprias. Desprezo suas declarações, assim como sua insuportável ‘música’!”, criticou Camargo nesta quinta-feira (4)", escreveu no Twitter.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp