Política

Banco Mundial recebe indicação e diz que mandato de Weintraub termina em outubro

Reprodução
Insituição reforça que ministro demissionário da Educação só deverá ocupar cargo se tiver nome aprovado por países que integram grupo  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 19/06/2020, às 09h44   Redação BNews



O Banco Mundial confirmou ter recebido do governo brasileiro a indicação do nome de Abraham Weintraub para ocupar um cargo de diretor da instituição. A instituição disse, ainda, que o ministro demissionário da Educação terá que ser aprovado por um grupo de países e que o eventual mandato termina em outubro, quando uma nova indicação teria de ser feita.

A saída de Weintraub do MEC foi anunciada, nesta quinta-feira (18), em vídeo divulgado nas redes sociais ao lado do presidente Jair Bolsonaro. O desgaste político do ministro foi ampliado na última semana, após ele dirigir ofensas a ministros do STF.

De acordo com o Banco Mundial, a vaga para a qual o governo decidiu mandar Weintraub faz parte de um conselho de diretores, que abriga representantes dos países. O grupo específico que o Brasil integra reúne Colômbia, Filipinas, Equador, República Dominicana, Haiti, Panamá, Suriname e Trinidad e Tobago. Essas nações terão que aprovar a indicação de Weintraub.

O salário do cargo que Weintraub deverá ocupar é de US$ 250 mil ao ano (cerca de R$ 1,34 milhão, em valores de hoje). Ele terá que morar em Washington.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp