Política

Senador pede apreensão de passaporte de Weintraub

Divulgação
Investigado, o ex-ministro disse que quer deixar o Brasil "o mais rápido possível"  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 19/06/2020, às 19h54   Henrique Brinco



O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) formalizou junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (19), um pedido de apreensão do passaporte do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub. A petição foi apresentada no âmbito do inquérito das fake news. 

Leia também: Contarato lamenta que Brasil tenha virado exemplo de "desserviço" para a humanidade

"Protocolei pedido de apreensão do passaporte do ministro da Educação, Abraham Weintraub, no âmbito do inquérito do STF que investiga Fake News. Peço que seja proibida a saída do ministro do país porque ele é investigado nesse inquérito", anunciou no Twitter.

Weintraub deixou o Ministério e foi indicado por Jair Bolsonaro ao Banco Mundial, com sede em Washington (EUA). Mais cedo, ele chegou a declarar que quer deixar o Brasil "o mais rápido possível". Nos bastidores, a avaliação é que a indicação para um cargo fora do país é uma tentativa do Planalto de evitar a prisão do bolsonarista.

"O investigado possui notável papel de liderança na incitação de grupos de ódio, basta lembrar que foi carregado por apoiadores ao prestar depoimento exatamente sobre os fatos objeto do presente inquérito. Assim, não há razão para crer que a conduta no exterior –fora da jurisdição desse Tribunal– será diferente, ao revés", escreveu Contarato no documento.

"Há risco concreto aos bens jurídicos protegidos no processo e à garantia da ordem pública e da aplicação da lei penal…Tendo em vista a possibilidade de fuga do país. O investigado tripudia dessa instituição ao anunciar publicamente a fuga e declarar que tal medida ‘o deixará mais seguro'", completou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp