Política

General Heleno afirma à PF que Bolsonaro nunca teve dificuldade para trocar segurança

Reprodução // Agência Brasil
Afirmação do militar contradiz discurso do presidente Bolsonaro  |   Bnews - Divulgação Reprodução // Agência Brasil

Publicado em 24/06/2020, às 06h15   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp


O chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência, Augusto Heleno, disse à Polícia Federal que o presidente da República, Jair Bolsonaro, nunca teve “óbices ou embaraços” para nomear e trocar nomes da equipe de sua segurança pessoal no Rio de Janeiro ou em outro local. As informações são do jornal O Globo.

A fala do militar contradiz a justificativa apresentada por Jair Bolsonaro de que suas declarações em reunião ministerial do dia 22 de abril, gravada em vídeo, referiam-se a dificuldades na troca de sua segurança pessoal, e não sobre tentativa de troca do superintendente da PF do Rio.

Durante a reunião, Bolsonaro reclama de relatórios de inteligência da PF e chega a dizer expressamente que iria “interferir” nos órgãos de inteligência, olhando em seguida para onde estava sentado o então ministro da Justiça Sergio Moro. O vídeo foi citado pelo próprio Moro como prova das tentativas de interferência de Bolsonaro na PF.

“Já tentei trocar gente da segurança nossa no Rio de Janeiro oficialmente e não consegui. E isso acabou. Eu não vou esperar foder minha família toda de sacanagem, ou amigo meu, porque eu não posso trocar alguém da segurança na ponta da linha que pertence à estrutura. Vai trocar; se não puder trocar, troca o chefe dele; não pode trocar o chefe, troca o ministro. E ponto final. Não estamos aqui para brincadeira”, afirmou no vídeo.

De acordo com investigadores que viram o vídeo, apesar de usar a palavra “segurança”, Bolsonaro estaria se referindo ao seu desejo de trocar o superintendente da PF do Rio. O presidente havia tentado fazer essa troca em 2019 para emplacar um nome escolhido por ele, mas recuou após sofrer resistência interna da PF e de Moro. A versão da defesa do presidente é de que, nessa frase, ele não teria expressado intenção de interferir na PF, mas sim uma insatisfação com sua segurança pessoal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp