Política

Decotelli prepara carta de demissão a Bolsonaro

Geraldo Magela/Agência Senado
O ministro está envolto em polêmicas sobre títulos falsos em seu currículo e plágios acadêmicos  |   Bnews - Divulgação Geraldo Magela/Agência Senado

Publicado em 30/06/2020, às 14h43   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Cinco dias após ser nomeado Ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli estaria preparando uma cara de demissão, de acordo com a CNN Brasil. O material vai ser enviado ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O ministro, que mal chegou a chefiar pasta, está envolto em polêmicas sobre títulos falsos em seu currículo e plágios acadêmicos. 

Na plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), por exemplo, Decotelli informou ter pós-doutorado em Bergische Universitat Wuppertal, na Alemanha. O que foi negado pela própria universidade. Logo depois, ele atualizou as informações no sistema para "projeto de pesquisa” submetido à instituição alemã. 

O título de doutor na Universidade de Rosário, na Argentina, também é falso, como confirmou a instituição. Na sexta-feira (26), ela afirmou que o ministro não recebeu o título de doutor e que apenas cursou as disciplinas e cumpriu os créditos exigidos, mas sua tese foi reprovada em uma primeira análise e ele não voltou a submeter o trabalho.

Já na sua tese de mestrado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) há, de acordo com especialistas, trechos copiados de outros trabalhos, o que pode ser configurado plágio, quando não é dada a devida referência. O erro foi apontado pelo professor do Insper, Thomas Conti. Decotelli nega a cópia. 

Neste final de semana, o ministro esteve reunido com Bolsonaro para um conversa. À imprensa, ele afirmou que continuaria chefiando a Educação e que o presidente queria entender como acontecia o "processo acadêmico de títulos".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags