Política

Bolsonaro pede para Guedes testar aceitação de nova CPMF

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O presidente tem dito a seus auxiliares que não vai fazer defesa pública do novo tributo   |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 31/07/2020, às 11h49   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Jair Bolsonaro resolveu dar um tempo para o ministro da Economia, Paulo Guedes, testar a aceitação no Congresso Nacional para a criação de um novo imposto sobre pagamentos eletrônicos. De acordo com informações de Gerson Camarotti, comentarista político da Globo News, Bolsonaro tem dito a seus auxiliares que não vai fazer defesa pública do novo tributo. 

“Se colar, colou. Mas o presidente não vai ficar levantando a bandeira da volta da CPMF ou algo do gênero. Ele tem instinto político”, disse ao blog um auxiliar do presidente da República.

A proposta, que já recebeu apoio do setor industrial, é chefiada por Guedes. No Planalto, a avaliação é a de que a chance de passar no Congresso é mínima. A equipe do Ministério da Economia pretende enviar ao Congresso a proposta de criação de um novo tributo com alíquota de 0,2%.

Ainda de acordo com informações publicadas por Camarotti, Guedes afirma que a intenção é ampliar a base de cobrança, ou seja, a variedade de itens sobre a qual o imposto incide. Com isso, diz o ministro, seria possível reduzir a cobrança sobre outras bases, como a folha de pagamentos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp