Política

Nobel da Paz não recebe visitas

Publicado em 10/11/2010, às 10h16   Redação Bocão News



A família de Liu Xiaobo, 54 anos, dissidente chinês premiado com o Nobel da Paz em 8 de outubro, solicitou uma autorização para visitar o detento nesta quarta-feira (1) na penitenciária de Liaoning, na região nordeste da China, mas não recebeu resposta, informou a organização Centro de Informações sobre Direitos Humanos e Democracia, com sede em Hong Kong.

Liu Xiaoguang e Liu Xiaoxuan, irmãos do dissidente chinês, assim como seu cunhado Liu Tong, afirmaram à ONG que temem uma proibição das visitas até a cerimônia de entrega do Nobel, no dia 10 de dezembro em Oslo, na Noruega.

O Nobel da Paz de 2010 foi atribuído a Xiaobo condenado por subversão por ter sido um dos signatários do manifesto que pedia reformas políticas na China, o que enfureceu as autoridades de Pequim.

A carta de Liu Xia, esposa do dissidente, que circula na internet, pede a 100 dissidentes chineses, advogados e professores, que recebam o prêmio em nome de Xiaobo em Oslo no dia 10 de dezembro. (Informações Folha de São Paulo)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp