Política

Deputada baiana critica ação da PM ao conter manifestação de estudantes em instituto federal de educação; assista

Vagner Souza/Arquivo BNews
Estudantes protestavam contra nomeação de reitor pelo MEC, sem que ele disputasse as eleições  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/Arquivo BNews

Publicado em 11/08/2020, às 21h11   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A deputada federal baiana, Alice Portugal (PCdoB), criticou, através das redes sociais, a ação da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, que foi acionada para conter uma manifestação de estudantes, nesta terça-feira (11), no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em Natal, contra o reitor da instituição.

“Absurdo! No Dia do Estudante, interventor do IFRN chama a polícia para bater nos estudantes, que faziam manifestação pacífica contra a nomeação do interventor. O governo Bolsonaro segue com sua política de ataques às universidades e institutos federais, cortando recursos, nomeando interventores e criminalizando a luta dos estudantes. Presidente inimigo número 1 da Educação!”, criticou a deputada.

O reitor eleito, em dezembro do ano passado, foi o professor José Arnóbio de Araújo Filho, que deveria tomar posse no dia 20 de abril, porém, uma portaria publicada pelo Ministério da Educação nomeou Josué Moreira como reitor pro tempore, sem que ele disputasse as eleições, o que gerou revolta dos alunos.

Em nota, o reitor pro tempore Josué Moreira informou que está aberto ao diálogo e que os estudantes estão reivindicando coisas “alinhadas a ideais estritamente políticas”.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, informou que o comandante da operação policial foi afastado e que ela determinou prioridade na apuração do fato.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp