Política

Major Denice culpa prefeitura por desabamento de casarão na Montanha

Divulgação
"É lamentável, muito triste e desolador observar escorrer ralo abaixo mais um pedaço da nossa história"  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 24/08/2020, às 19h56   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Major Denice, pré-candidata à Prefeitura de Salvador pelo PT, culpou a administração de ACM Neto (DEM) na prefeitura pelo desabamento de parte de um casarão na Ladeira da Montanha, Centro Histórico de Salvador. Após o ocorrido, o proprietário do imóvel demoliou por completo no domingo (23).

"É lamentável, muito triste e desolador observar escorrer ralo abaixo mais um pedaço da nossa história", disse Denice, por meio de nota divulgada à imprensa nesta segunda-feira (24).

"O município não tem tido a responsabilidade que deveria com a nossa cultura, com a nossa história, e os sítios históricos têm ficado abandonados. No final do dia, o que falta é uma gestão do solo urbano em Salvador e responsabilidade e cuidado com o nosso patrimônio histórico e cultural. Isso precisa mudar urgentemente, porque todos nós temos direito à preservação da nossa memória", afirmou a postulante petista à Prefeitura.

A pré-candidata também criticou o que classificou como "desmonte da política de preservação e salvaguarda dos bens materiais e imateriais", responsabilidade do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPHAN). Ela também associou a gestão Neto ao Governo Bolsonaro." O que aponta a falta de prioridade desses gestores com essa pauta", diz a nota.

"É papel do município fazer a gestão do solo urbano para impedir que haja desabamentos desse tipo, que se percam vidas. Hoje há uma complacência do município com quem deixa esses imóveis históricos despencarem. Mas o Governo Federal, com o IPHAN, também tem responsabilidade sobre essa política. Então, quando esse órgão é desmontado, tem sua política esvaziada, e a administração da capital baiana alinha-se a esses governos, mostra o quanto eles respeitam e preocupam-se com esse patrimônio", afirmou Denice.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp