Política

Governo estima economia de R$ 5,9 bilhões após cinco anos da reforma administrativa estadual

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Reforma ocorreu na primeira gestão do governador Rui Costa  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 29/09/2020, às 14h09   Redação BNews



A gestão do governador Rui Costa (PT) estimou, nesta terça-feira (29), uma economia real de R$ 5,9 bilhões após cinco anos da reforma administrativa ter sido realizada. O cálculo leva em conta a inflação do período e concentra-se nas despesas de custeio, ou seja, aquelas relacionadas aos gastos com a manutenção da administração estadual.

A reforma administrativa promoveu a extinção de dois mil cargos e empregos públicos, a redução do número de secretarias estaduais, de 27 para 24, e a implantação de uma equipe na Secretaria da Fazenda voltada para o monitoramento permanente das despesas com o custeio da máquina e a promoção da qualidade do gasto público. 

O secretário da Fazendo, Manoel Vitório, ressaltou que a reforma representou uma mudança importante no valor das despesas de custeio do estado. Vitório destaca que a evolução no crescimento das despesas era equivalente à inflação ou superior.

“Ao liberar recursos de custeio para investimento público, a qualidade do gasto é diretriz estratégica para a melhoria efetiva [...] o Estado segue dispondo de recursos para o pleno funcionamento dos serviços públicos e a garantia da paz social”, afirmou o secretário.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp