Política

Deputado acusa Wagner de não olhar para Itabuna

Publicado em 25/01/2012, às 12h36   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado estadual, Augusto Castro (PSDB), acusou o governador Jaques Wagner (PT) de negligenciar a cidade de Itabuna, no sul da Bahia, durante os cinco anos gestão. De acordo com o parlamentar, que é da região, não existe uma obra realizada por Wagner no município.

Castro conversou com a reportagem do Bocão News durante o evento promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB) na tarde da última terça-feira (24). Entre os principais pontos levantados pelo deputado estão a Segurança Pública e a Saúde.

“O índice de violência em Itabuna aumentou muito nos últimos anos. Espero que o governo do estado cumpra o compromisso de instalar a Base Comunitária de Segurança Pública. Espero que o estado consiga enxergar a importância de o município ter a sua Gestão Plena de Saúde”, disse.

A cidade perdeu a gestão devido a irregularidades cometidas pelo ex-prefeito. O caso aconteceu ainda em 2008. Desde que assumiu, Capitão Azevedo (DEM), vem tentando recuperar a condição, mas até então não obteve sucesso.

Para o deputado, a questão é exclusivamente política. “A Saúde em Itabuna passa por uma situação política. Existe um envolvimento político muito grande e não há interesse político para resolver as questões da Saúde. Daí é que vêm todas as carências nesta área”, argumenta.

Sobre a atual administração, Castro, que trabalha na reeleição de Azevedo, afirma que há erros, mas coloca a situação da cidade na conta do governo estadual. Ele aponta os investimentos em infraestrutura e saneamento básico como principais acertos do prefeito.

“Não tem uma obra do governo Wagner em Itabuna. Apenas a recuperação de alguns trechos de estradas foi feita. O Centro de Convenções, importante equipamento para a cidade, começou a ser feito no governo Paulo Souto e a obra está paralisada desde que Wagner assumiu. O Teatro Municipal idem. O governo federal tem feito a sua parte, mas o estadual não”.

O parlamentar tucano coloca como principal gargalo da cidade, as questões associadas ao abastecimento de água. “A grande dificuldade de Itabuna hoje é o sistema de abastecimento de água. Itabuna é gerido pela Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa). Tem no orçamento da União de 2012 a ampliação da adutora do rio Colônia. São obras estruturantes que o município precisa para crescer”.

Eleições

O cenário atual não favorece em absoluto o Capitão Azevedo. A gestão dele vem sendo questionado e pela frente vai ter de enfrentar a, até então, pré-candidata petista, Juçara Feitosa.
Juçara tem o apoio inconteste do deputado federal Geraldo Simões (PT), que se consolidou, há algum tempo, como uma das principais lideranças do partido na região. Simões ainda busca trazer os aliados de Wagner para compor com Juçara. Contudo, PCdoB e PDT não parecem dispostos a abrir mão de candidatura própria.

Do outro lado, Castro trabalha para unificar a oposição. Não tem encontrado facilidade para isso também. Somente o PMDB tem três nomes postos para disputar a indicação. “O quadro ainda está indefinido. Estamos trabalhando para ampliar o quadro. Itabuna é um município importante para o estado e a oposição precisa ganhar a eleição reelegendo o atual prefeito”, defende o deputado.

Fotos: Roberto Viana // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp