Política

Maia diz que Arthur Lira é o candidato de Bolsonaro à presidência da Câmara

Najara Araujo/Câmara dos Deputados
"Bolsonaro está dizendo isso para os partidos, pelo menos é o que estão me dizendo. E acho que é legítimo ele ser o candidato do Bolsonaro", afirmou em entrevista  |   Bnews - Divulgação Najara Araujo/Câmara dos Deputados

Publicado em 31/10/2020, às 12h52   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), avalia que o deputado Arthur Lira (PP) é o candidato do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) à sua sucessão no comando da Casa em fevereiro.  A declaração foi em entrevista ao jornal Folha de São Paulo.

"Bolsonaro está dizendo isso para os partidos, pelo menos é o que estão me dizendo. E acho que é legítimo ele ser o candidato do Bolsonaro. Não tem problema nenhum. O Arthur é um ótimo líder e, tendo o apoio do presidente Bolsonaro, é um candidato forte", disse durante a conversa. 

Ele acrescenta que não é candidato à reeleição, e que  não chancelará um acordo que exclua partidos de esquerda da disputa. Contudo, o democrata pondera que a eleição para presidência da Câmara é um assunto para ser tratado mais adiante, e avaliou que a questão não deveria pesar no debate sobre o comando da Comissão Mista do Orçamento (CMO).

Maia defende que seja cumprido um acordo anteriormente acertado, em fevereiro, que previa que a presidência do colegiado ficasse a cargo do baiano Elmar Nascimento (DEM). Contudo há um segundo grupo ligado a Lira que quer uma nova eleição. Eles ponderam que o acordo foi feito no contexto de um bloco que não existe mais. 

Para o presidente da Câmara o "bloco não existe mais porque nunca existiu". "É uma desculpa que não existe. O problema não é votar, acho até que se votar o Elmar ganha. Mas adianta ganhar na comissão de Orçamento? Ela nunca funcionou no conflito, só por acordo. Se um grupo derrotar o outro, quem perder vai obstruir a comissão. Então é melhor que os partidos sentem à mesa com o presidente Davi [Alcolumbre, do Senado], e construam esse acordo", opinou.

Maia ainda disse considerar as palavras do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles,  "cada vez mais irrelevantes". Uma mensagem postada no Twitter de Salles se referiu a Maia como "Nhonho", o personagem com sobrepeso do humoristico mexicano "Chaves".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp