Política

Líder do governo afirma ter votos suficientes para aprovar autonomia do Banco Central

Marcos Oliveira/Agência Senado
Votação ocorre nesta terça-feira (3)  |   Bnews - Divulgação Marcos Oliveira/Agência Senado

Publicado em 03/11/2020, às 14h24   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) garante que já tem os votos suficientes para a aprovação do projeto de lei que dá autonomia ao Banco Central. Em entrevista ao Congresso em Foco, ele descartou ainda a possibilidade de que a votação seja adiada.

"O acordo é para deliberar a matéria. Alguns partidos de oposição no mérito votarão contra", assegura.

O senador Eduardo Braga (MDB-AM), líder do partido com a maior bancada na Casa, também acredita que a proposta será analisada nesta terça-feira. A opinião é seguida por Álvaro Dias (Podemos-PR) e Kátia Abreu (PP-TO).

O PL prevê mandatos no BC não coincidentes com o da presidência da República, além de exigir que a demissão do presidente - atualmente Abraham Weintraub - e diretores passe por avaliação no Senado.

Outra mudança seria de prazo estabelecido de 4 anos de mandato, com possibilidade de renovação por igual período, o que atualmente não é regulado. 

Projeto de lei semelhante também transita na Câmara, enviado pelo Governo Federal. O que tramita no Senado é de autoria do senador Plínio Valério (PSDB).

Somente PT e PDT se posicionaram contra a autonomia do Banco Central. O líder do PT no Senado, Cid Gomes, inclusive foi ao Twitter rechaçar a proposta e pedir a ampla discussão do tema.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp