Política

Inquérito sobre Chico Rodrigues chega na próxima semana à direção nacional do DEM

Dinaldo Silva / BNews
Bnews - Divulgação Dinaldo Silva / BNews

Publicado em 04/11/2020, às 19h44   Tiago José Paiva e Eliezer Santos


FacebookTwitterWhatsApp

O processo interno no Democratas contra a conduta senador Chico Rodrigues - flagrado pela Polícia Federal com R$ 33 mil na cueca - deve ganhar novos desdobramentos a partir da próxima semana, quando a direção nacional do partido colocará as mãos sobre a íntegra do inquérito. 

O presidente nacional do DEM e prefeito de Salvador, ACM Neto, afirmou nesta quarta-feira (4) ao BNews ter sido informado sobre a chegada do inteiro teor dos autos “nos próximos dias”.

“Ainda não tivemos acesso, mas a informação que eu tive em Brasília é que deve estar acontecendo até a próxima semana. Visto que uma parte do inquérito já teve seu sigilo quebrado, então isso deve estar sendo encaminhado nos próximos dias”, afirmou ao durante a cerimônia de inauguração das obras de requalificação dos novos arcos da Ladeira da Conceição, no Centro Histórico de Salvador.

Segundo Neto, o rito regimental para eventual punição partidária ao senador depende da apreciação do inquérito completo. 

“Nós encaminhamos para o conselho de Ética do partido, já existe um procedimento instaurado e nós iremos aguardar a chegada do inquérito para que seja cumprido o devido processo legal como determina o estatuto do Democratas”, acrescentou ACM Neto.

Chico Rodrigues pediu afastamento 121 dias do Senado Federal após ter sido alvo de uma operação da PF que apura suposto esquema de desvio de recursos públicos em Roraima. A fatídica cena do dinheiro entre as nádegas ocorreu quando os agentes cumpriam mandados de busca e apreensão na casa do parlamentar. O senador negou as acusações e sustentou que o dinheiro servia para pagar os funcionários. 

Além do DEM, Rodrigues também deverá responder no Conselho de Ética no Senado, onde diversos partidos apresentaram uma representação com o objetivo de cassar o mandato dele.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp