Política

Aumento de internações com Covid-19 na rede particular liga sinal de alerta amarelo na prefeitura

Dinaldo Silva / BNews
Neto evitou tratar o aumento do número de internações na rede privada de saúde como sinal de uma 2ª onda  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva / BNews

Publicado em 06/11/2020, às 12h03   Nilson Marinho e Raul Aguilar


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Salvador, ACM Neto (Dem), revelou que houve um aumento considerável no número de internações de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus em hospitais particulares da cidade nos últimos dias, o que fez ligar o município ligar o sinal de alerta amarelo. 

“Nós vimos um movimento nesses últimos dias que nos preocupou. Houve um aumento na demanda por leitos na rede particular de saúde, alguns hospitais estão tendo que mobilizar leitos, ampliar, portanto, a quantidade de leitos disponíveis; em outros, o número de pacientes cresceu bastante nesses últimos dias, o que, é claro, acende a luz amarela”, ponderou o prefeito de Salvador durante coletiva à imprensa nesta sexta-feira, (6).  

O gestor da capital da Bahia lembrou que o início das contaminações pela Covid-19 na cidade se deu em bairros de classe média e média alta, ocupados por “pessoas que possuem planos de saúde ou condições para pagar”. Neto pontua que após essa contaminação em “áreas centrais da cidade”, a Covid-19 se espalhou para “bairros mais carentes da cidade”. O processo de redução das internações, explica Neto, se deu no mesmo modelo, começando pelos leitos em hospitais particulares até chegar nos hospitais públicos.

ACM Neto (Dem) evitou tratar o aumento do número de internações na rede privada de saúde como um princípio de uma segunda onda de contaminação pela Covid-19 em Salvador, mas não negou o fato.  
“Isso pode ser um indicativo de movimento mais grave para cidade? Não sei, não tenho essa resposta agora. É cedo para dizer e não quero criar pânico em ninguém, jamais, de maneira alguma; mas também não posso deixar de evidenciar o problema”, ressaltou o prefeito de Salvador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp