Política

STF forma maioria e deve negar pedido do PDT para afastar Guedes do cargo

Isac Nóbrega PR
Paulo Guedes é alvo de investigações da operação Greenfield, que apura fraudes em fundos de pensão   |   Bnews - Divulgação Isac Nóbrega PR

Publicado em 07/11/2020, às 15h53   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Supremo Tribunal Federal formou maioria nesta na última sexta-feira, (6), para negar o pedido de afastamento protocolado pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) para afastar do cargo o ministro da Economia, Paulo Guedes,  até a conclusão de investigações da operação Greenfield, que apura suposta participação do economista em fraudes em fundos de pensão que teriam ocorrido antes de assumir a pasta no governo do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido). Informações são do site Poder 360.

Na ação, o PDT alega que, antes de assumir o cargo, Paulo Guedes já era alvo dos inquéritos e agora é beneficiado por suposta “blindagem institucional” inerente à posição de ministro de Estado.

O relator, ministro Marco Aurélio Mello, manifestou-se pela rejeição do pedido. Ele foi acompanhado pelos ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Rosa Weber. Faltam votar ainda: Luiz Fux, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso. A decisão deverá sair na sessão do STF da próxima terça-feira, 7. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp