Política

João Roma prevê Brasília em ebulição após eleições municipais e ressalta foco na comissão orçamentária

Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
Deputado federal baiano pelo Republicanos também comentou sobre sucessão no comando da Câmara dos Deputados  |   Bnews - Divulgação Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

Publicado em 09/11/2020, às 19h52   Tiago José Paiva


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal João Roma (Republicanos) esteve presente na inauguração da requalificação das Muralhas do Frontispício, no Centro Histórico de Salvador. Em entrevista ao BNews, Roma comentou sobre o andamento da Comissão Mista Orçamentária em Brasília, que decidirá pelo orçamento do Brasil no ano de 2021. 

“Houve um impasse gerado pela modificação na formação do bloco lá em Brasília. Tanto o MDB quanto o Democratas deixaram de fazer parte do blocão, e isso propiciou uma movimentação do líder do bloco, Arthur Lira (PP), para apresentar um novo candidato em nome do grupo, diferente do que foi apresentado e acordado no início do ano, que era o deputado baiano Elmar Nascimento (DEM)", afirmou Roma.

"Agora, eles apresentaram o nome da deputada Flávia Arruda (PL), do Distrito Federal. Isso tá resultando na não-instalação da comissão de orçamento. Isso nos prejudica muito, pois temos prazos legais para apreciar todo o trabalho de construção da lei orçamentária, então teremos pouco tempo pra resolver isso. Tanto que, hoje, se discute que seja designado um relator de plenário para que ele possa compilar todos esses meandros e que se consiga cumprir o prazo para a aprovação da lei”, emendou o deputado.

Apesar dos entraves, Roma espera que nas próximas semanas, após o fim das eleições municipais de 2020, a situação comece a tomar um panorama mais positivo. Segundo o deputado, as coisas já começaram a andar com mais tranquilidade a partir da última semana. 

“Na semana passada houve sessão do Congresso Nacional, nela foram aprovados alguns PLMs, o que possibilitou o andamento sem maiores prejuízos de alguns ministérios que necessitavam disso. É de extrema importância que consigamos dar andamento à comissão de orçamento uma vez que isso vai possibilitar todo o desdobro dos governos e das autarquias para 2021. A partir da próxima semana, Brasília vai estar mais aquecida, por conta dos fins das eleições municipais, então com isso, espero que marchemos em relação à ao orçamento”, afirmou o parlamentar.

O republicano também correlacionou as discussões em relação à Lei Orçamentária de 2021 com a questão da sucessão no comando do Congresso Nacional e previu que o clima na capital federal estará efervescente nos próximos dias. 

“Esse assunto faz parte do cotidiano de Brasília nos últimos, e a partir da próxima semana ele deverá aquecer mais ainda. Essa própria questão da Comissão Orçamentária já é reflexo da sucessão da mesa diretora, então tudo isso vai compor os ingredientes do que vai compor o retorno das atividades em Brasília na próxima semana. São muitos elementos que farão a capital federal fervilhar na próxima semana”, finalizou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp