Política

TSE estuda adoção de voto on-line para eleições de 2022

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Motivo dessa possível mudança seria a obsolescência rápida das urnas eletrônicas  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 15/11/2020, às 16h10   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está estudando a possibilidade de ação de voto pela internet para as eleições de 2022. Luís Roberto Barroso, presidente do órgão, esteve neste domingo (15) conhecendo algumas propostas de sistemas de votação on-line através de aplicativos de celulares e sites. 

Segundo Barroso, caso alguma das propostas que estão sendo avaliadas após chamamento público efetuado pelo TSE seja satisfatória, há a possibilidade de implementação do sistema de forma gradual nas eleições de 2022. O motivo dessa possível mudança seria a obsolescência rápida das urnas eletrônicas.

“O objetivo, portanto, é esse: baratear o custo da eleição digital brasileira e evitar as complexidades que a cada dois anos nós temos com procedimentos de licitação. Nós convidamos empresas de tecnologia a apresentarem soluções tecnológicas para que a votação possa ser feita pelo próprio dispositivo do eleitor, seja seu telefone celular, seja seu tablet ou eventualmente seu computador”, afirmou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com Barroso, a novidade será decidida por uma comissão formada por ele, por Edson Fachin e Alexandre de Moraes, ambos também ministros do STF e futuros presidentes do TSE. Para a efetivação do novo metódo, as empresas concorrentes terão que comprovar sigilo do voto, eficiência e segurança no sistema.

Saiba mais sobre as Eleições 2020
Voto a voto: A partir das 17h, acompanhe a apuração pelo BNews; saiba mais
Bahia substitui 16 urnas durante as Eleições

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp