Política

Discurso de Bolsonaro no G20 choca diplomata e deixa representantes da ONU indignados, diz colunista

Marcos Corrêa/PR
Jair Bolsonaro (sem partido) causou polêmica ao fazer alusão à morte de João Alberto Silveira Freitas  |   Bnews - Divulgação Marcos Corrêa/PR

Publicado em 21/11/2020, às 13h48   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Durante seu discurso na abertura da reunião virtual da cúpula do G20, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) causou polêmica ao fazer alusão à morte de João Alberto Silveira Freitas, brutalmente assassinado em um supermercado de Porto Alegre. No entanto, a alusão foi da maneira esperada, condenando a violência e o racismo. 

"O Brasil tem uma cultura diversa, única entre as nações. Somos um povo miscigenado. Foi a essência desse povo que conquistou a simpatia do mundo. Contudo, há quem queira destruí-la, e colocar em seu lugar o conflito, o ressentimento, o ódio e a divisão entre raças, sempre mascarados de 'luta por igualdade' ou 'justiça social'. Tudo em busca de poder", disse.

De acordo com o colunista Jamil Chade, do UOL, a fala de Bolsonaro foi considera "sem sintonia" com o discurso da cúpula. Uma pessoa de alto escalão próxima a situação relatou ficar chocada ao ouvir a "tese de conspiração" sobre racismo no Brasil. Já na delegação da ONU, houve uma grande indignação por conta do posicionamento do presidente. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp