Política

Bolsonaro nega racismo no Brasil e declara: "enxergo todos com as mesmas cores, verde e amarelo"

Marcos Corrêa/PR
Na abertura da reunião do G20, Bolsonaro diz que não existe racismo no Brasil e que esse argumento é de quem tenta “promover conflitos”   |   Bnews - Divulgação Marcos Corrêa/PR

Publicado em 22/11/2020, às 14h29   Redação BNews



O presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem Partido), afirmou, durante a abertura da reunião do G20, no último sábado, 21, que não existe racismo no Brasil e que esse argumento é de gente que tenta “instigar o povo à discórdia” e “promover conflitos”. 

“O Brasil tem uma cultura diversa, única entre as nações. Somos um povo miscigenado. Brancos, negros e índios edificaram o corpo e o espírito de um povo rico e maravilhoso. Em uma única família brasileira podemos contemplar uma diversidade maior do que países inteiros”, destacou o presidente da República na abertura do G20 realizada de forma virtual.
Bolsonaro continuou falando que argumento da desigualdade racial no Brasil visa afetar simpatia mundial conquistada pelos brasileiros: “Há quem queira destruí-la e colocar em seu lugar o conflito, o ressentimento, o ódio e a divisão entre raças, sempre mascarados de luta por igualdade ou justiça social. Tudo em busca de poder”.

Sem mencionar nominalmente o caso João Alberto, homem negro morto após ação de seguranças da empresa Vecton, contratada pelo Carrefour, o presidente disse que existem “seres humanos maus” e destacou que enxergam todos os brasileiros nas cores “verde e amarelo”. 
“Nossa liberdade é inegociável. Como homem e como presidente, enxergo todos com as mesmas cores, verde e amarelo. Não existe uma cor de pele melhor do que as outras. O que existem são seres humanos bons e maus, e são as nossas escolhas e valores que determinarão em qual dos dois grupos nos incluiremos. Aqueles que instigam o povo à discórdia, fabricando e promovendo conflitos, atentam não somente contra a nação, mas contra a nossa própria história”, ressaltou Bolsonaro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp