Política

Agência reguladora de remédios nos EUA aprova terapia com anticorpos adotada por Trump

RS- via Fotos Publicas
Os anticorpos monoclonais são produzidos em laboratório e imitam a capacidade do sistema imunológico de combater o novo coronavírus  |   Bnews - Divulgação RS- via Fotos Publicas

Publicado em 22/11/2020, às 15h08   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A agência que regula medicamento nos EUA, Food and Drug Administration (FDA), aprovou no último sábado, 21, o uso emergencial de um tratamento experimental contra o novo coronavírus.

A terapia com os anticorpos monoclonais casirivimab e imdevimab, desenvolvida pela empresa Regeneron, foi usada preventivamente pelo presidente americano, o republicano Donald Trump, durante o período em que ficou infecção pela Covid-19, no início de outubro.

A FDA tinha autorizado, no começo de novembro, um tratamento semelhante de outra farmacêutica americana Eli Lilly.

Os anticorpos monoclonais são produzidos em laboratório e imitam a capacidade do sistema imunológico de combater um invasor, neste caso em questão, o novo coronavírus.

A aprovação vale para pacientes acima de 12 anos – incluindo idosos e pessoas com comorbidades – e com sintomas leves ou moderados da doença. A agência destacou em comunicado que, nos ensaios clínicos, o uso do tratamento reduziu o número de internações de pacientes mais vulneráveis.

Entretanto, a autorização não inclui o tratamento de pacientes já hospitalizados ou que necessitem de suporte de oxigênio ou ventilação mecânica. A FDA advertiu que, nesses casos, a terapia pode piorar a condição. No comunicado, a agência afirmou que a autorização a “evitar hospitalizações e aliviar o sistema de saúde”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp