Política

Ciro Gomes diz que esquerda precisa buscar alianças com centro para 2022

Arquivo/Agência Brasil
Bnews - Divulgação Arquivo/Agência Brasil

Publicado em 01/12/2020, às 12h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-minsitro Ciro Gomes e provável candidato do PDT à presidência em 2022, Ciro Gomes afirmou em entrevista ao UOL nesta terça-feira (1°) que a partidos de esquerda precisam buscar se aliar aos de Centro, que tradicionalmente estão alinhados às siglas mais à direita, caso queiram ter chances na próxima eleição.

"O futuro, do meu ponto de vista, pede o encerramento da ilusão neoliberal e a formulação, em um ambiente muito difícil e complexo, de um projeto nacional de desenvolvimento. Esse projeto, para ser viável, tem de tomar uma parte do centro político da sua tradicional relação umbilical com a direita", afirmou Ciro.

O PDT, por sinal, tem costurado alianças e apoiando candidatos de ambos os espectros. Em Salvador, por exemplo, a sigla teve um vice na chapa de Bruno Reis, sucessor do presidente nacional do DEM, ACM Neto, e apoiou Guilherme Boulos, do PSOL, que disputava a Prefeitura de São Paulo. Ambas articulações podem se desdobrar para o cenário de 2022.

O DEM é tido como um partido importante e saiu fortalecico da eleição municipal. Ciro tem buscado dialogar, além de ACM Neto, com o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia.

Em entrevista ao UOL nesta segunda-feira (30), Maia citou os nomes de Ciro Gomes, do governador de São Paulo, João Dória (PSDB) e do apresentador Luciano Huck, como possíveis candidatos para formar uma frente contra Bolsonaro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp