Política

Wagner e Otto são contra reeleição no Senado; Coronel diz ser "a favor da Constituição"

Reprodução/Facebook
Caso os ministros do STF decidam, na próxima sexta-feira (4), permitir a tentativa de reeleição de Alcolumbre e de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na Câmara dos Deputados, o mesmo se aplicará para os legislativos estadual e municipal  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Facebook

Publicado em 02/12/2020, às 18h26   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

Os senadores pela Bahia Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD) são contrários à reeleição no Senado - discussão levantada após articulação do atual presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), para se reeleger. Já o senador baiano Angelo Coronel (PSD) diz ser "a favor da Constituição", e, caso o Supremo Tribunal Federal (STF) decida permitir a recondução ao cargo, ele se posicionará dessa forma.

"Eu sou contra a reeleição. Até porque não aceitei reeleição quando eu era presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Recebi um abaixo-assinado de 59 deputados estaduais, eu era o presidente, e não aceitei a reeleição. É minha cabeça, não é contra 'a', 'b' ou 'c'", disse Otto, em entrevista ao BNews nesta quarta-feira (2).

A AL-BA citada pelo líder do PSD no Senado tem relação direta com essa discussão sobre reeleição. Caso os ministros do STF decidam, na próxima sexta-feira (4), permitir a tentativa de reeleição de Alcolumbre e de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na Câmara dos Deputados, o mesmo se aplicará para os legislativos estadual e municipal.

Sendo assim, o atual presidente da AL-BA, deputado estadual Nelson Leal (PP), poderá tentar se reeleger, como planeja seu partido, apesar do acordo selado com o governador Rui Costa (PT) de que quem assumiria o Legislativo baiano a partir de 2021 seria Adolfo Menezes (PSD).

"O senador Jaques Wagner é contra a reeleição para as presidências das casas legislativas. E defende que a mudança da regra só pode ser feita por Proposta de Emenda Constitucional, uma vez que a Constituição é muito clara na proibição das reeleições", informou a assessoria do senador petista, em nota enviada ao BNews.

"Segue o fluxo"

Já Angelo Coronel (PSD) destoa dos seus colegas. À reportagem, o senador baiano disse que segue o que for determinado. Caso o STF autorize a reeleição, o parlamentar, inclusive, votaria em Davi Alcolumbre (DEM-AP).

"Se mudar, poderei votar nele. Voto nele sem problema", afirmou, em entrevista ao BNews.

Após a publicação desta matéria, Coronel procurou a reportagem para afirmar que só apoiaria a reeleição de Alcolumbre se fosse aprovada uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) permitindo a recondução ao cargo. 

*Matéria atualizada às 20h34 com posicionamento do senador Angelo Coronel

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp