Política

Na corrida pela presidência da Câmara, blocos de Lira e Maia já têm primeiros rachas

Câmara dos Deputados
Os dois grupos são formados por cerca de 30% dos parlamentares cada um  |   Bnews - Divulgação Câmara dos Deputados

Publicado em 11/12/2020, às 09h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Mal foi dada a largada para a corrida pela presidência da Câmara dos Deputados, os grupos liderados pelo atual líder da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o deputado Arthur Lira (PP), que tem o apoio do Palácio do Planalto, já tem os primeiros rachas.

Os dois grupos são formados por cerca de 30% dos parlamentares cada um. Do lado de Maia, além do DEM ele conta com PV, MDB, PSDB, DEM, Cidadania e PSL (totalizando 157 deputados), que chegou a cogitar lançar a candidatura de Luciano Bívar. Acontece que, apesar do rompimento de Bolsonaro com o PSL - partido pelo qual foi eleito - há uma ala bolsonarista no partido que se recusa a votar em uma chapa que se coloque como adversária do candidato abraçado pelo presidente da República.

Já Arthur Lira diz ter conquistado o apoio de PSD, Pros, Avante, Patriota, PL, SD e PSC, que somam 160 deputados. No entanto, ele sofre com rejeição dentro do próprio partido, que deve ter dissidentes.

Não obstante, um provável adversário de Arthur Lira é o seu colega de sigla, Agnaldo Ribeiro (PP), relator da Reforma Tributária e que pode ser escolhido por Maia para tentar fazê-lo o seu sucessor.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp