Política

Colégio Eleitoral dos EUA se reúne com segurança reforçada para chancelar eleição de Joe Biden

Twitter Biden
São feitas 51 reuniões distintas, uma em cada um dos 50 estados e também no Distrito de Colúmbia  |   Bnews - Divulgação Twitter Biden

Publicado em 14/12/2020, às 12h14   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Se reúne nesta segunda-feira (14), o Colégio Eleitoral dos Estados Unidos, para eleger oficialmente Joe Biden. Normalmente um processo rotineiro que não chama atenção, mas que este ano ganhou segurança reforçada em vários estados pelo clima de contestação do resultado das urnas, promovido principalmente por eleitores de Donald Trump. A reportagem é do New York Times.

Apesar do nome, o ‘Colégio Eleitoral’ não tem sede. São feitas 51 reuniões distintas, uma em cada um dos 50 estados e também no Distrito de Colúmbia. Cada estado tem um número de eleitores equivalente à sua bancada no Congresso. Ao todo são 538 eleitores.

Estados

No estado do Michigan, onde venceu o candidato democrata, Joe Biden, os eleitores receberam a promessa de escolta policial até a assembleia legislativa do estado, onde será a reunião.
Já no estado do Arizona, por motivos de segurança, a reunião será em local secreto. Mesmo no pequeno estado do Delaware, o domicílio eleitoral de Biden, as autoridades do estado escolheram fazer a reunião em um ginásio universitário, considerado mais seguro e com melhores controles de saúde pública.

As mudanças foram em resposta a protestos de militantes pró-Trump, que rejeitam o resultado da eleição.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp