Política

Vice-prefeita eleita, Ana Paula Matos assumirá nova secretaria de Governo da gestão Bruno Reis 

Valter Pontes / SecomPMS
O assunto é martelo batido nos bastidores do Palácio Thomé de Souza   |   Bnews - Divulgação Valter Pontes / SecomPMS

Publicado em 15/12/2020, às 11h47   Victor Pinto


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A futura secretaria de Governo da prefeitura de Salvador será ocupada pela vice-prefeita eleita Ana Paula Matos (PDT). A nova pasta, que é a evolução da Chefia de Gabinete, consta no projeto de reforma administrativa apresentado nesta semana na Câmara de Vereadores de Salvador. A aprovação da matéria é dada como certa

Há uma certeza de diversos interlocutores ouvidos pelo BNews do papel central que Ana Paula, filiada ao PDT, terá na gestão do prefeito Bruno Reis (DEM). Tanto que nos corredores do Palácio Thomé de Souza a neófita na política é apelidada de zero dois. Muito além do cargo de vice, Ana Paula estará junto com o prefeito na condução de decisões administrativas e participará mais ativamente das articulações políticas municipais. 

A pedetista já havia assumido em outros momentos cargos auxiliares a Reis, quando foi subsecretária da então secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza do Município de Salvador (entre março de 2015 a maio de 2016), e assumiu o posto quando o democrata, na época filiado do MDB, foi concorrer o pleito da reeleição de ACM Neto como vice.  


REFORMA ADMINISTRATIVA - No bojo do projeto da reforma administrativa está prevista a criação da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, resultado da junção de competências e unidades administrativas preexistentes em outros órgãos municipais, passando a Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (COGEL) a vincular-se à esta nova pasta. Ressalta, ainda, a alteração de denominações das pastas, o remanejamento de suas competências, atualização de finalidades e vinculação de órgãos colegiados, conselhos e comissões.

O Gabinete do Prefeito (GABP) passa a denominar-se Secretaria de Governo (SEGOV), com atualização de sua finalidade, mantidas as suas competências. A Secretaria Municipal do Trabalho, Esportes e Lazer (SEMTEL) passa a denominar-se Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC), assumindo competências relacionadas ao desenvolvimento econômico.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (SEDUR) passa a denominar-se Secretaria Municipal de Urbanismo, mantendo a sigla SEDUR, assumindo as competências relativas à fiscalização da poluição sonora, sendo transferidas as suas competências relativas ao desenvolvimento econômico para a nova SEMDEC, bem como as suas competências de inovação para a nova Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia.

A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (SECIS), passa a denominar-se Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência,mantendo a sigla SECIS, sendo transferidas as suas competências relativas à Inovação para a nova Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia.

A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPRE) passa a denominar-se Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer; recebendo da atual SEMTEL as competências relativas ao esporte e lazer, além de estrutura destina à promoção de políticas de enfrentamento ao uso de drogas na cidade.

A Secretaria Municipal de Gestão (SEMGE) tem sua finalidade atualizada e suas competências de modernização transferidas para a nova SEMIT.  A Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP) tem sua finalidade atualizada e suas competências de fiscalização e prevenção à poluição sonora remanejadas para a SEDUR.

Classificação Indicativa: Livre

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