Política

Bolsonaro "precisa" de comando da Câmara e oferece cargos em troca de apoio a Lira, diz Maia

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Segundo Maia, Lira é visto como uma opção para barrar propostas progressistas e para Bolsonaro ter controle sobre a "pauta de costumes"  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 16/12/2020, às 13h26   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em meio às articulações para tentar emplacar o seu sucessor na presidência da Câmara, Rodrigo Maia (DEM) diz que o presidente Jair Bolsonaro "precisa" ter o comando da Casa, e para isso tem oferecido cargos e liberado emendas em troca de apoio ao seu candidato, o líder do centrão Arthur Lira (PP).

Segundo Maia, Lira é visto como uma opção para barrar propostas progressistas e para Bolsonaro ter controle sobre a "pauta de costumes", agenda conservadora que o ajudou a eleger, como políticas anti-LGBT's, anti-cotas raciais, anti-aborto e outras.

“A pauta de costumes alimenta o processo político dele [Bolsonaro]. Não ter a pauta de costumes na Câmara reduz essa atuação política dele. Bolsonaro precisa do presidente da Câmara. Ele quer o Lira para isso, para votar a pauta de costumes”, disse Maia. “É claro que o governo está trabalhando. Está oferecendo cargos e emendas para conseguir votos. E não está escondendo isso de ninguém. Mas, apesar disso, a minha impressão é que o grupo pela independência da Câmara é majoritário”, completou.

Pressionado para apontar um nome como candidato, Maia prefere não se precipitar e conseguir ter o consenso para um deputado que consiga reunir o número necessário de votos. O presidente da Câmara, inclusive, tem recorrido a conversas com partidos de esquerda para desequilibrar a balança a seu favor. De acordo com Rodrigo Maia, o Governo Federal tem estimulado a esquerda a lançar um próprio candidato, na tentativa de dividir a Câmara e beneficiar Arthur Lira.

Por ora, os favoritos são Baleia Rossi, presidente nacional do MDB, e o relator da reforma tributária, Aguinaldo Ribeiro, do PP, o mesmo partido de Arthur Lira.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp