Política

Joceval Rodrigues desconversa sobre cargos e afirma que foco é aprovar a reforma administrativa

Dinaldo Silva/BNews
Vereador destacou que Cidadania irá participar da gestão buscando ajudar  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 17/12/2020, às 18h55   Henrique Brinco e Marcio Smith


FacebookTwitterWhatsApp

Joceval Rodrigues, vereador reeleito e presidente estadual do Cidadania, desconversou sobre quais espaços a legenda irá ocupar na gestão do prefeito eleito Bruno Reis (DEM) e ressaltou que sua prioridade é a aprovação da reforma administrativa na Câmara Municipal de Salvador (CMS).

"Nossa preocupação é de que nosso prefeito eleito saia dessa situação com o contágio de covid e colaborando com a Câmara para aprovar a reforma administrativa", afirmou Rodrigues.

Ao ser questionado sobre se o Cidadania irá ocupar algum espaço no governo de Bruno Reis, Rodrigues desconversou e afirmou que a legenda estará "sempre participando e tentando ajudar". 

Nova composição 

A Câmara Municipal de Salvador (CMS) recebeu, nesta segunda-feira (14), o projeto de reforma administrativa na prefeitura a partir de 2021. Caso seja aprovada, a reforma terá como principais mudanças: a criação da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, resultado da junção de competências e unidades administrativas preexistentes em outros órgãos municipais, passando a Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (COGEL) a vincular-se à esta nova pasta, e o remanejamento de competências de demais pastas.

O Gabinete do Prefeito passará a denominar-se Secretaria de Governo (SEGOV), com atualização de sua finalidade, mantidas as suas competências. A Secretaria Municipal do Trabalho, Esportes e Lazer (SEMTEL) passa a denominar-se Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC), assumindo competências relacionadas ao desenvolvimento econômico.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (SEDUR) passa a denominar-se Secretaria Municipal de Urbanismo, mantendo a sigla SEDUR, assumindo as competências relativas à fiscalização da poluição sonora, sendo transferidas as suas competências relativas ao desenvolvimento econômico para a nova SEMDEC, bem como as suas competências de inovação para a nova Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia.

A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (SECIS), passa a denominar-se Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência, mantendo a sigla SECIS, sendo transferidas as suas competências relativas à Inovação para a nova Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia.

A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPRE) passa a denominar-se Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer; recebendo da atual SEMTEL as competências relativas ao esporte e lazer, além de estrutura destina à promoção de políticas de enfrentamento ao uso de drogas na cidade.

A Secretaria Municipal de Gestão (SEMGE) tem sua finalidade atualizada e suas competências de modernização transferidas para a nova SEMIT.  A Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP) tem sua finalidade atualizada e suas competências de fiscalização e prevenção à poluição sonora remanejadas para a SEDUR.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp