Política

Blogueiro bolsonarista tem prisão preventiva determinada por ministro do Supremo

Reprodução/Twitter/@oswaldojor
Oswaldo Eustáquio cumpria prisão domiciliar, mas, novamente, descumpriu as restrições impostas pelo STF.  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter/@oswaldojor

Publicado em 18/12/2020, às 13h16   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio teve prisão preventiva determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)  Alexandre de Moraes nesta sexta-feira (18). As informações são do portal G1. 

Eustáquio cumpria prisão domiciliar desde novembro, mas, voltou a descumprir restrições impostas pelo Supremo. O blogueiro é investigado em inquérito que apura o financiamento e a organização de atos antidemocráticos atacando a Corte e o Congresso.

De acordo com a publicação, ele deixou sua casa e se deslocou até o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O monitoramento eletrônico apontou o deslocamento. 

Assim, a Vara de Execuções Penais da Justiça do Distrito Federal comunicou ao STF que não houve nenhuma solicitação de autorização para que Eustáquio deixasse a prisão domiciliar.

Segundo Moraes, a prisão preventiva é necessária pois as medidas alternativas não estão sendo cumpridas pelo investigado.

“Após sucessivas oportunidades concedidas ao investigado, ele continuou a insistir na prática dos mesmos atos que lhe foram anteriormente vedados por expressa determinação da Justiça”, escreveu o ministro.

Em novembro, durante as eleições municipais, Eustáquio também viajou para São Paulo, sem autorização, e publicou  ataques contra o então candidato à prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL).

Na época, a Polícia Federal confirmou o descumprimento da ordem do STF, fazendo com que Moraes determinasse uma nova busca e apreensão - bem como a prisão domiciliar do blogueiro, com direito a uso de tornozeleira eletrônica.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp