Política

PT vai negociar com Baleia análise de pedidos de impeachment de Bolsonaro

Luís Macedo/Cãmara dos Deputados
A decisão foi tomada em reunião da bancada na manhã desta terça-feira (29)  |   Bnews - Divulgação Luís Macedo/Cãmara dos Deputados

Publicado em 30/12/2020, às 10h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma das condições para o PT apoiar a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à presidente da Câmara dos Deputados é que, se eleito, ele possa incluir a análise de pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A informação é da CNN Brasil.

Ainda de acordo com o canal de TV, a decisão foi tomada em reunião da bancada na manhã desta terça-feira (29). A avaliação foi a de que é preciso que Baleia se diferencie do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que já ignorou mais de 50 pedidos de impeachment contra Bolsonaro, sob a justificativa de que não havia ambiente político para instalá-los.

”Queremos pelo menos que isso não seja descartado. Que todas as medidas que a Constituição oferece em relação a contração de abusos e crimes praticados pelo governo sejam consideradas: CPIs, convocações e inclusive o impeachment", disse à CNN a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann.

Segundo a Folha de S. Paulo, a bancada petista pretende se reunir com Baleia até o final desta semana, por meio de uma videoconferência, para que, no início de janeiro, feche uma posição. No bloco de apoio ao candidato do MDB, o PT é a sigla que apresenta mais resistências internas ao acordo.

Para integrantes do partido, Baleia precisa ser mais enfático no compromisso de que respeitará o princípio da proporcionalidade na distribuição de cargos e na garantia do espaço regimental das siglas de oposição, como na instalação de CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) e na convocação de ministros o presidente.

Matérias relacionadas:

Para driblar cláusulas de barreiras, partidos articulam aprovar lei que permite federações partidárias

Sete estados prorrogam decretos de calamidade por conta do coronavírus e pressionam Bolsonaro a fazer o mesmo

João Dourado: TRE-BA cassa diploma de prefeito e vice eleitos

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp