Política

MP do Rio diz que Bolsonaro deve fazer denúncia acerca de declaração sobre suposta "vista grossa" para filho de desembargador envolvido com drogas

Isac Nóbrega/PR
No comunicado, o MP-RJ assegurou que as declarações do presidente em live não vão interromper as investigações em andamento  |   Bnews - Divulgação Isac Nóbrega/PR

Publicado em 05/01/2021, às 09h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em manifestação, por meio de nota, nesta segunda-feira, (5), o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) cobrou uma formalização, por parte do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido),  a respeito de declarações dadas em uma live, acerca de um suposto envolvimento de um filho de algum dos membros da cúpula da promotoria estadual com tráfico internacional de drogas, no último dia do ano passado, (31), segundo apurou a Veja. 

No comunicado, o MP-RJ assegurou que as declarações do presidente em live não vão interromper as investigações em andamento, inclusive a que envolve o filho do presidente, o senador pelo Republicanos do Rio, Flávio Bolsonaro (Republicanos), que foi denúnciado pelo órgão de controle carioca por participação em uma esquema de rachadinha na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ). 

“O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro informa que a fala do presidente da República (31/12) não altera em nada as investigações em curso. A instituição atua de forma técnica, ética, com observância aos princípios constitucionais e legais e com absoluta discrição. Caso o Presidente da República ou qualquer outra pessoa vislumbre desídia, favorecimento ou prevaricação por parte de membro do MP-RJ deverá provocar a atuação dos órgãos de controle da instituição, entre eles o Conselho Nacional do Ministério Público e a Corregedoria-Geral do próprio MP-RJ. Vale destacar que o direito de petição está ao alcance de qualquer pessoa e é o instrumento constitucional a ser utilizado contra ilegalidade ou abuso de poder”, reforçou o órgão. 

No último dia 31, o presidente da República utilizou um “caso hipotético”para questionar sobre os procedimentos do órgão na hipótese de aparecer uma delação premiada sobre um suposto caso de tráfico internacional de drogas envolvendo algum dos filhos de procuradores e promotores. 

“Agora o MP do Rio, presta bem atenção aqui, imagine se um dos filhos de autoridades do MP do Rio fosse acusado de tráfico internacional de drogas: O que aconteceria, MP do Rio de Janeiro? Vocês aprofundariam a investigação ou mandariam o filho dessa autoridade para fora do Brasil e procurariam maneira de arquivar esse inquérito? Isso é um caso hipotético, vamos deixar bem claro. Se fosse um filho de vocês que tá na cúpula do MP do Estado do Rio de Janeiro acusado de tráfico internacional de drogas, acusado pela Polícia Civil, esse caso seria apurado – deixando bem claro, caso hipotético — esse caso seria apurado, ou o filho de um de vocês providenciaria mandar pra fora do Brasil pra esfriar o caso e providenciaria arquivar esse processo?”, destacou Bolsonaro.  

O MP do Rio  alertou para uma eventual falsa comunicação de crime: “Ao ser formalizado [o suposto crime] permite a responsabilização dos respectivos autores caso a manifestação seja desprovida de provas, tendo o propósito, único e exclusivo, de macular a honra alheia”. 

Procuradas por VEJA, a Secretaria de Governo e a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República ainda não se manifestaram sobre uma possível formalização de queixa por parte de Bolsonaro. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp