Política

Líder do DEM diz que orientação é seguir com Baleia e críticas de Arthur Maia e Elmar não representam partido

Divulgação
Questionado se essa divergência interna pode causar problemas mais significantes à frente para o DEM, Efraim tenta amenizar a situação  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 05/01/2021, às 15h11   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

Líder do DEM na Câmara Federal, o deputado Efraim Filho (PB) disse, em entrevista ao BNews nesta terça-feira (5), que a orientação do presidente nacional da sigla, ACM Neto, é apoiar a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Casa e a posição dos correligionários baianos Arthur Maia e Elmar Nascimento a favor de Arthur Lira (PP-AL) não representam o partido.

"São posições isoladas. A orientação do partido, do presidente ACM Neto e do líder da bancada é acompanhar a decisão do partido. O caso do Elmar e Arthur Maia é divergência pessoal [com Rodrigo Maia (RJ), atual presidente], não representa o sentimento do Democratas", afirmou.

Questionado se essa divergência interna pode causar problemas mais significantes à frente para o DEM, Efraim tenta amenizar a situação. "Essas divergências existem em todo partido, no próprio PP do Lira, tem Aguinaldo Ribeiro (PB), que vota no Baleia e trabalha na coordenação do Baleia", exemplificou.

Praia do Forte

Arthur Lira estava hospedado na casa de Elmar Nascimento (DEM), em Praia do Forte, no final de semana, onde discutiram o apoio do Democratas ao seu nome. Arthur Maia também estava presente.

O BNews apurou que Lira voltou a Brasília na noite de domingo (3).

O DEM está dividido entre os que apoiam o candidato do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e os que defendem o nome de Arthur Lira, candidato apoiado também pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

Insatisfeitos

Arthur Maia e Elmar Nascimento já deixaram claro, publicamente, a insatisfação com Rodrigo Maia. 

"O Rodrigo fez de tudo para misturar os dois assuntos. A situação no Senado estava resolvida, mas o Rodrigo forçou a barra para fazer a mesma coisa na Câmara. Com a sede de continuar presidente, ele acabou fazendo com que o Supremo proibisse a reeleição na Câmara e no Senado", disse Arthur Maia, em entrevista a O Antagonista em 9 de dezembro.

Já Elmar queria ser o candidato do grupo à presidência. Em uma mensagem obtida pelo site Poder360 e divulgada no dia 16 de dezembro, o baiano diz que foi traído. "Apesar de tudo isso, meu nome vem sendo ‘estranhamente’ relegado. Fui traído inexplicavelmente por quem eu considerava meu melhor amigo. Quem eu mais confiava. Quem eu mais acreditava. Quem sempre segui cegamente em tudo”, diz um trecho.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp