Política

Avião quebrado da FAB causou falta de oxigênio nos hospitais do AM, diz MPF

Ricardo StuckertPR
Há peculiaridades no transporte do oxigênio comprimido, que é inflamável e volátil, demandando uma aeronave equipada que só a FAB dispõe no país  |   Bnews - Divulgação Ricardo StuckertPR

Publicado em 15/01/2021, às 09h18   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um avião quebrado da FAB foi um principal motivo elencados pelo Ministério Público Federal na ação movida na 1ª Vara da Justiça Federal do Amazonas. O MPF cita o fato para exemplificar o descaso e a falta de coordenação do governo federal no caos do oxigênio vivido em Manaus, capital do Amazonas.

“É importante destacar que, nas reuniões já realizadas nos últimos dias com os órgãos de execução e de fiscalização em Manaus, consignou-se que a Força Aérea Brasileira seria a responsável pelo transporte dos cilindros de oxigênio líquido, a partir de estoques disponíveis em outros estados da federação, para o Amazonas”, diz trecho do documento a que o Radar, da Revista Veja, teve acesso.

Há peculiaridades no transporte do oxigênio comprimido, que é inflamável e volátil, demandando, quando por via aérea, que a aeronave utilizada seja do modelo do qual só a FAB dispõe no país.

A informação obtida pelos canais informais de controle foi de que a aeronave em questão apresentou problemas que necessitam de reparos, de modo que houve uma paralisação no fluxo emergencial de fornecimento do oxigênio, culminando na situação atual e notória da falta do insumo nas unidades de saúde de Manaus e do interior do Amazonas.

“A União, por sua vez, que possui a atribuição legal de coordenar as atividades relacionadas às políticas públicas de saúde, não apresentou, até o presente momento, solução para contornar a situação, uma vez que, no âmbito das Forças Armadas, possui suficiente aparato logístico para tornar possível a imediata regularização da oferta medicinal, seja pelo reparo da aeronave em questão, seja pela utilização de outra”, cobrou o MPF. 

Os procuradores lembram no documento que o Amazonas tem pedido apoio de outros estados para o fornecimento do oxigênio, mas que esbarra na necessidade da “devida assunção da responsabilidade pelo transporte, cabível à União”.

Leia mais em:

Para socorrer hospitais no Amazonas, Anvisa autoriza uso de oxigênio com menor pureza

MP e Defensoria acionam Justiça para garantir oxigênio no Amazonas

Rui Costa diz que disponibilizou 30 leitos para pacientes do Amazonas "menos graves"

Pacientes de covid-19 em Manaus serão transferidos para outros estados

Deputado pede intervenção federal na saúde do Amazonas após colapso

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp