Política

Sem restauração da política externa, Brasil enfrentará dificuldades, diz Zé Neto

Roberto Viana/BNews
No dia da posse de Joe Biden nos EUA, deputado federal do PT diz que país vive momento "dificílimo" no cenário diplomático internacional  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana/BNews

Publicado em 20/01/2021, às 16h59   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

Deputado federal pelo PT, Zé Neto afirmou que o Brasil precisa restaurar a sua política externa e melhorar a relação com os Estados Unidos, que a partir desta quarta-feira (20) tem como presidente o democrata Joe Biden.

Em entrevista ao BNews, o petista vê como "dificílimo" o momento vivido pelo Brasil no cenário diplomático internacional, com problemas com a Índia e, principalmente, com a China. Quanto aos EUA, o governo brasileiro foi o último a reconhecer a vitória de Biden e se mostrou alinhado, até o último suspiro, ao republicano Donald Trump, que incitou a invasão ao Capitólio no início de janeiro por extremistas radicais.

"Vamos viver agora um momento dificílimo na questão internacional, pois o governo federal se mantém na linha de conflito com a Índia, China, EUA. Acho que se a gente não der um 'cavalo de pau' para uma restauração da política externa, vamos ter muitas dificuldades dentro do país", disse Zé Neto. "A gente pensa que Biden só diz respeito aos EUA, mas está na nossa mesa todo dia, no feijão, na farinha, gás, gasolina, energia", completou.

Para Zé Neto, é o momento do Congresso Nacional tomar uma "atitude" mais "dura" em relação ao presidente Jair Bolsonaro, como por exemplo colocar para votação um dos pedidos de impeachment engavetados por Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Apesar de ver a saída de Bolsonaro como um caminho natural, o parlamentar reconhece que dificilmente ele perde a curto prazo a ampla maioria na Casa.

"Hoje ou amanhã não acho que vai acontecer, mas chegou a ahora do debate mais consistente, onde o Brasil vai mudar e um dos caminhos é o impeachment. Mas vamos ter uma eleição daqui a poucos dias e o ambiente não está voltado como o BRasil merecia, não está voltado para o impeachment", lamenta.

Zé Neto, contudo, defende que mesmo sem os votos necessários para o impeachment, era importante que algum pedido fosse colocado em pauta para advertir o Governo Federal. "Até para chamar atenção do país, é mais uma palavra de ordem para dizer 'chega'", explica o petista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp