Política

Em livro, Cunha cita que Temer articulou impeachment de Dilma: "militante mais atuante"

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
“Não tinha limites para a sua ambição e vaidade de Rodrigo Maia", diz Eduardo Cunha  |   Bnews - Divulgação Alex Ferreira / Câmara dos Deputados

Publicado em 22/01/2021, às 11h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-deputado Eduardo Cunha (MDB-RJ), deve lançar em abril o livro Tchau Querida, o Diário do Impeachment, de 740 páginas, escrito por ele com ajuda de uma das filhas. Condenado a catorze anos e seis meses de cadeia e cumprindo prisão domiciliar, o ex-presidente da Câmara afirma na obra que o ex-presidente Michel Temer (MDB) atuou de forma direta para o impeachment da ex-presidente Dilma Roussef (PT) em 2016.

“Não foi apenas o destino ou a previsão constitucional que fizeram Michel Temer presidente da República. Ele simplesmente quis e disputou a Presidência de forma indireta. Ele fez a ‘escolha’ ”, relata Cunha. “Foi, sim, o militante mais atuante. Sem ele, não teria havido impeachment”, relata Cunha na obra a ser lançada.

O ex-presidente da Câmara também cita como se deu a atuação do atual presidente da Casa, que, segundo ele, tinha uma "ambição sem limites": “Não tinha limites para a sua ambição e vaidade. Na busca pelo protagonismo, Rodrigo Maia (DEM-RJ) quis forçar ser o relator da Comissão Especial de Impeachment. Eu tive de vetar”.

Em outra parte no livro, Cunha cita o deputado federal e candidato à sucessão de Maia, Baleia Rossi (MDB-­SP), que, segundo diz Cunha no livro, fez parte do grupo que articulou contra Dilma, embora tivesse, ele próprio, contas a prestar.

“A empresa Ilha Produção Ltda., pertencente ao irmão de Baleia e a sua mulher, recebeu nas campanhas eleitorais de 2010, 2012 e 2014 milhões de reais em pagamentos oficiais e caixa dois, inclusive da Odebrecht”, afirma Eduardo Cunha.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp