Política

Leo Prates comemora vacinação recorde na sexta e diz que a SMS identificou 12 'fura-fila'

Dinaldo Silva BNews
O secretário ressalta que o processo de vacinação em Salvador será conduzida pela SMS em parceria com a secretária de Saúde do Estado  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva BNews

Publicado em 30/01/2021, às 09h57   Márcia Guimarães e Raul Aguilar


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates, revelou que até este sábado, 30, foram identificadas doze pessoas que se imunizaram contra o novo coronavírus sem estar na relação entre os prioritários para essa primeira etapa de vacinação em Salvador. O secretário de Saúde da capital alertou, mais uma vez, que a prática é crime e que a relação dos vacinados está sendo auditada através de uma comissão de verificação diariamente, e que o Ministério Público do Estado está acompanhando todo processo. 

O secretário ressalta que o processo de vacinação em Salvador será conduzida pela SMS em parceria com a secretária de Saúde do Estado, e que ele acompanhará todo processo, não enviando doses para outros locais e unidades fora das que foram alinhadas.   

“As unidades de saúde encaminham as listas dos servidores e  nós chegamos com os trabalhadores da Saúde e auditamos essa lista dentro do perfil e da atividade desenvolvida, e só depois autorizamos. E olha que mesmo assim Salvador tem hoje 12 denúncias de ‘fura-fila’, ou seja, em tese, são denúncias de pessoas que estariam fora do perfil. Então eu não entregarei doses a hospitais ou a qualquer unidade descentralizada, o controle e execução tem que ser minha para eu ter a responsabilidade que eu tenho, civil e criminal”, destacou Prates. 

O gestor da saúde da capital reclama do número grande de servidores da Saúde que não estão previstos para serem vacinados e que estão pegando a fila para tentarem receber a vacina. Léo destaca que na última sexta-feira, 29, Salvador teve o melhor dia de vacinação, ultrapassando a meta prevista por ele, que era de imunizar cinco mil pacientes por dia. 
“Ontem foi o melhor dia de vacinação de Salvador, disparado, nós vacinamos 8700 pessoas em Salvador; não houve dia nem com proximidade deste número, o máximo que eu tinha feito era 3200. Então veja que a estratégia dos drive in foi correta”, avaliou Léo Prates. 

Prates pede para que os trabalhadores da saúde evitem comparecer aos postos de saúde dos locais mais centrais da cidade, e cita o Clementino Fraga, no Campo da Pólvora, como exemplo, onde estão se formando filas quilométricas. Ele lembra que no site da secretaria existe uma lista com os locais de vacinação.  

O secretário de Saúde culpou o atraso e o número reduzido de doses, pelo ministério da Saúde, como o principal motivo para os problemas que Salvador está enfrentando no processo de vacinação: “o problema de tudo que está acontecendo agora é esse fracionamento da primeira fase, essa dificuldade do Governo Federal envia as doses da vacina Esse é o grande problema, eu preciso de 169 mil e tenho 80.440 mil. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp