Política

TRF-1 anula relatório do Coaf e investigação contra ex-advogado de Bolsonaro é encerrada

Reprodução/GloboNews
Apurações que têm Wassef como alvo, mas começaram de outras formas, vão continuar  |   Bnews - Divulgação Reprodução/GloboNews

Publicado em 31/01/2021, às 13h17   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A terceira turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) anulou o Relatório de Inteligência Financeira produzido pelo Coaf sobre transações suspeitas de Frederick Wassef, advogado ligado ao clã Bolsonaro. Com isso, a investigação da Polícia Federal foi encerrada.

De acordo com a coluna Paindel, da Folha de S.Paulo, apurações que têm Wassef como alvo, mas começaram de outras formas, vão continuar.

A turma do TRF-1 entendeu que não havia hipótese legal para expedição do documento no caso de Wassef e que se tratou de "geração espontânea". O Coaf disse ao tribunal que seguiu padrão e se baseou em 34 comunicações de origens distintas. A decisão pode ter influência em outros inquéritos que usaram relatórios de forma similar.

Os pontos que serão discutidos são o critério da escolha de quem será alvo e se o relatório pode ser produzido por iniciativa do órgão ou somente por provocação.

Quem são os juízes

O relatório do Coaf que apontava Wassef como suspeito foi julgado no TRF-1 por Ney Bello, Maria do Carmo Cardoso e José Alexandre Franco. 

Segundo a coluna Painel, Bello está na disputa para uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Nos bastidores, tem o apoio do ministro Gilmar Mendes. A indicação será feita por Jair Bolsonaro (sem partido).

Já Maria do Carmo, amiga do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), é considerada madrinha da sugestão de Kássio Nunes Marques para o Superiot Tribunal Federal (STF). Segundo a matéria, na família presidencial é chamada de "tia Carminha".

Juiz substituto, Franco participou do julgamento na ausência de Mônica Sifuentes, titular da turma. Ele chegou a pedir vista e depois acompanhou o relator.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp