Política

Bruno Reis prega união no DEM e diz que deseja permanência de Maia no partido

Vagner Souza/BNews
Prefeito classificou o deputado como um grande quadro público  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 05/02/2021, às 11h01   Diego Vieira e Marcio Smith


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Salvador Bruno Reis (DEM) afirmou nesta sexta-feira (5) que a permanência do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) na legenda é seu desejo e do presidente nacional do Democratas, ACM Neto. Maia estaria insatisfeito com a postura de Neto quanto a eleição para presidência da Câmara dos Deputados, onde a maioria dos integrantes da bancada baiana do DEM apoiou Arthur Lira (PP-AL), que bateu Baleia Rossi (MDB-SP), candidato do ex-presidente da Casa. O deputado estaria mantendo conversas para uma eventual filiação ao PSL ou ao Cidadania, caso venha a sair da legenda. 

"O meu desejo e o desejo de ACM Neto é que Rodrigo pudesse permanecer no partido, pela nossa história, por termos passado tudo junto para o partido chegar onde chegou, é um dos partidos que mais cresceu na última eleição", afirmou Bruno, durante a entrega do novo prédio do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), na capital baiana. 

O chefe do Executivo municipal classificou como natural que Maia tenha um tempo para refletir e tomar decisões após o seu projeto de eleger seu sucessor no comando da Câmara não ter dado certo. Bruno destacou ainda que a legenda irá ocupar uma posição importante na eleição de 2022 e que deve permanecer unida e "pensar nos desafios que estão por vir". 

"Rodrigo é um grande quadro público, fez um grande trabalho como presidente da Câmara dos Deputados. Ainda tem muita água para passar por essa ponte, é natural que quando a gente tenta um projeto e não dá certo, tenha um momento de reflexão para tomar decisões", complementou.

A neutralidade do DEM, no processo de eleição na Câmara dos Deputados, com a liberação da bancada para votar em quem quiser, feita pelo presidente nacional do partido, ACM Neto, gerou a especulação de uma possível aliança entre Neto e o presidente da República Jair Bolsonaro em 2022. O fato, no entanto, foi negado pelo próprio Neto. Ao BNews, ele descartou qualquer possibilidade de integrar uma chapa com Bolsonaro (sem partido) em 2022 e defendeu ainda que não há nenhum movimento de aproximação do partido com Bolsonaro. 

"Primeiro: não há hipótese de eu ser candidato a vice-presidente de ninguém. Segundo: aproveito para reafirmar que nossa posição do Democratas é de absoluta independência em relação ao governo", garantiu Neto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp