Política

STF decide nesta terça-feira se mensagens da Vaza Jato podem ser usadas pela defesa de Lula

Marcello Casal Jr./Agência Brasil
As conversas foram apreendidas no âmbito da Operação Spoofing, que investigou a invasão aos celulares de autoridades e levou à prisão do hacker responsável por obter as mensagens que foram enviadas ao The Intercept Brasil  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Publicado em 09/02/2021, às 12h49   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir nesta terça-feira (9) sobre o direito da defesa do ex-presidente Lula (PT) de ter acesso às mensagens trocadas pelo ex-juiz Sergio Moro e procuradores da força-tarefa da Lava Jato, como Deltan Dallagnol, obtidas por um hacker. 

A segunda turma do Supremo vai decidir se mantém ou não a decisão do ministro Ricardo Lewandowski que autorizou o acesso às conversas, que aconteciam no aplicativo de mensagens Telegram.

Na troca de mensagens, fica evidente que procuradores e o então juiz atuaram de forma conjunta durante a operação.

As conversas foram apreendidas no âmbito da Operação Spoofing, que investigou a invasão aos celulares de autoridades e levou à prisão do hacker responsável por obter as mensagens que foram enviadas ao The Intercept Brasil. O veículo foi responsável pela publicação em uma série de reportagens que ficou conhecida como "Vaza Jato".

O objetivo da defesa de Lula é utilizar o conteúdo das mensagens para comprovar a ideia de que Sergio Moro e os procuradore atuaram de forma parcial e ilegal, e assim conseguir a anulação da condenação do ex-presidente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp