Política

Roma nega martelo batido para assumir ministério e diz que associar indicação à ACM Neto é para atacar presidente do DEM

Vagner Souza/BNews
Roma admite que ocorreram conversas para tratar do tema, que classifica como “separadas”, entre os parlamentares e o presidente nacional do Republicanos  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 09/02/2021, às 13h08   Raul Aguilar


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal João Roma (Republicanos-BA) negou, em entrevista ao BNews, que o partido já tenha batido o martelo para sua indicação ao comando do Ministério da Cidadania, reservado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), para legenda do bispo Edir Macedo. Bolsonaro já sinalizou que o atual ministro Onyx Lorenzoni (DEM-RS) deixará o cargo.

“Não teve isso não. É muita especulação, não tem conversa, estou me incluindo fora dessa, está um rolo danado”, brincou Roma. 

Apesar de afirmar que: “não houve um convite específico para minha pessoa”;  o deputado baiano não negou que esteja entre os cotados, ao lado do deputado Márcio Marinho (Republicanos) e Jônatas de Jesus (Republicanos-RR), aos quais fez questão de citar, por serem os únicos deputados com suplentes no partido, fazendo com que a possível ida de um dos parlamentares para o comando do ministério não provoque uma redução na bancada da legenda. 

“Desde maio do ano passado que o Republicanos se aproximou do presidente da República, a quem cabe essa decisão de indicar o ministério e que ainda não se manifestou. Suposições todo mundo pode fazer, falar; agora são hipóteses, ato concreto não há, não houve ainda o convite, e logo, nem o aceite ou a recusa. Dentro do Republicanos, quando o presidente trata disso, já há uma clara sinalização de que o Republicanos receberá um ministério e, como vai para o nome do partido, na análise dos suplentes, se chega a poucos nomes: João Roma, Márcio Marinho e Jonatas de Jesus, que são os deputados que têm suplentes no partido” . 

Roma admite que ocorreram conversas para tratar do tema, que classifica como “separadas”, entre os parlamentares e o presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP): “ocorreram conversas separadas sobre o tema, mas não foi escolhido um nome. São sinalizações, não há um ato concreto”. 

O parlamentar reforça que o processo está sendo conduzido pelo presidente nacional da legenda e que ainda não há um nome favorito ou indicado para o cargo.  “Esse processo está sendo conduzido por Marcos Pereira, nosso presidente, que recebe informações e vai formando o entendimento. O partido não chegou a dizer que era fulano de tal, o nome sairá quando o presidente da República indicar o ministério e o partido escolher”, destacou o deputado do Republicanos.   

Especulação

João Roma voltou a criticar as especulações da mídia e a tentativa de ligar seu nome ao do seu amigo e presidente nacional do Democratas, ACM Neto, para, segundo ele, “atacá-lo”: “É Muita especulação; toda hora o Antagonista coloca uma coisa. Há pessoas utilizando isso para atacar ACM Neto, isso não é assunto do DEM e muito menos de Neto. É do Republicanos, essa decisão é entre Bolsonaro e o Republicanos”, finalizou.

Leia mais em:

Bolsonaro começa a articular a troca no Ministério da Cidadania; deputado baiano pode assumir

Bruno Reis diz estar na torcida para João Roma assumir ministério: "se como deputado está podendo ajudar, imagine como ministro"

Republicanos indica João Roma para assumir Ministério da Cidadania

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp