Política

Ernesto Araújo tem conversa com diplomata dos EUA para tentar retomar relação entre os países

Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Há uma clara preocupação do Itamaraty com a relação do Brasil com os EUA, por causa da devoção do presidente da República Jair Bolsonaro a Donald Trump, derrotado no pleito em 2020  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Publicado em 11/02/2021, às 14h21   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, conversou por telefone nesta quinta-feira (11) com Antony Blinken, secretário dos EUA, em uma tentativa de reaproximar os países, após a eleição de Joe Biden.

Há uma clara preocupação do Itamaraty com a relação do Brasil com os EUA, por causa da devoção do presidente da República Jair Bolsonaro a Donald Trump, derrotado no pleito em 2020. 

Bolsonaro corroborou com a suspeita infundada de Trump sobre o processo eleitoral no país e foi o último presidente a reconhecer a eleição de Joe Biden.

Do lado do democrata, a expectativa é que haja uma forte pressão em cima do Brasil em relação à sustentabilidade e conservação ambiental, principalmente no que tange a região da Amazônia.

Entre os democratas, que conseguiram recuperar poder também no Congresso, a opinião geral, de acordo com informações da Folha de S. Paulo, é a de que Bolsonaro é um líder autoritário e pouco preocupado com o meio ambiente.

Para não impedir que sejam estreitados os laços entre os países, o Itamaraty se esforça para que a atual diferença ideológica não faça com que o governo brasileiro perca o poder de interlocução com a Casa Branca.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp