Política

Fachin reage à entrevista de Villas Bôas que revela interferência do Exército no STF em 2018

Marcelo Camargo/Agência Brasil
De acordo com Fachin, é “intolerável e inaceitável qualquer forma ou modo de pressão injurídica sobre o Poder Judiciário”  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 15/02/2021, às 11h26   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, reagiu às revelações feitas em livro pelo general Eduardo Villas Boas, de que a a cúpula do Exército pressionou Judiciário a recusar o pedido de habeas corpus do ex-presidente Lula, em 2018.

De acordo com Fachin, é “intolerável e inaceitável qualquer forma ou modo de pressão injurídica sobre o Poder Judiciário”.

Em nota divulgada nesta segunda-feira (15), o ministro afirmou que caso seja confirmado o fato da declaração, é um atentado contra a "ordem constitucional" e que cabe ao Supremo resguardar os valores da Constituição.

No que tange às Forças Armadas, Fachi ressalta que elas são “instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”.

O ministro recordou a tentativa frustrada de golpe por Donald Trump nos EUA e reiterou que a democracia não admite "violações ao Estado de Direito".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp