Política

Pressionado, Aras envia parecer ao STF sobre investigações contra Bolsonaro

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ele avalia se Bolsonaro cometeu crimes de responsabilidades quando incentivou apoaidores a invadirem hospitais para verificarem a ocupação dos leitos de Covid-19, e, mais recentemente, no caos na saúde no Pará e no Amazonas  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 16/02/2021, às 12h11   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Pressionado nas últimas semanas por parlamentares, o procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou um parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) em que lista as denúncias contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Ele avalia se Bolsonaro cometeu crimes de responsabilidades quando incentivou apoiadores a invadirem hospitais para verificarem a ocupação dos leitos de Covid-19, e, mais recentemente, no caos na saúde no Pará e no Amazonas.

Os episódios estão entre as nove apurações abertas pela PGR e que envolvem Bolsonaro. As denúncias, segundo informações da Folha de S. Paulo, também incluem o desrespeito às normas sanitárias como o uso de máscara e distanciamento social, muitas vezes reforçada e promovida pelo chefe do Executivo.

Além da pressão de deputados, Aras também tem sido questionado por colegas do Ministério Público Federal (MPF) e outros ministros. Ele tem até setembro, quando encerra o seu mandato, para analisar os pedidos.

Se após a análise, o procurador entender que houve de fato ilegalidade em alguns dos atos de Bolsonaro, poderá ser aberto um inquérito no STF.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp