Política

PGR arquiva representação feita por ex-procuradores contra conduta de Bolsonaro na pandemia

Reprodução/Alan Santos/PR
Desde o início da pandemia, a equipe do procurador-geral da República Augusto Aras tem sido cobrada para investigar a conduta do presidente  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Alan Santos/PR

Publicado em 16/02/2021, às 18h13   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Procuradoria-Geral da República (PGR) decidiu arquivar uma representação que acusavam o presidente Jair Bolsonaro de crimes na condução da pandemia da Covid-19.

De acordo com informações do jornal O Globo, o pedido arquivado na semana passada havia sido feito pela ex-procuradora federal dos direitos do cidadão Deborah Duprat, pelo ex-procurador-geral da República Cláudio Fonteles e outros ex-membros da PGR. 

Na manifestação de 11 páginas, o vice-PGR, Humberto Jacques, afirma que não é possível caracterizar a prática do crime de epidemia por parte do presidente , sob o argumento de que Bolsonaro não estava infectado pelo vírus quando provocou aglomerações ao aparecer em uma manifestação de apoiadores. 

Entretanto, ele não chegou a analisar a acusação de que Bolsonaro pode ter cometido o delito de emprego irregular de verbas públicas por meio dos gastos milionários com a compra de cloroquina. No documento, Jacques afirma que esses outros delitos serão analisados em um outro processo.

Desde o início da pandemia, a equipe do procurador-geral da República Augusto Aras tem sido cobrada para investigar a conduta do presidente, mas até agora Aras tem dito que Bolsonaro não cometeu crimes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp