Política

Doria tenta última medida para evitar lockdown total em São Paulo e ganha apoio de prefeitos

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 03/03/2021, às 06h59   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governo de São Paulo fará uma tentativa para evitar a adoção do lockdown no Estado como forma de frear a propagação do coronavírus e o colapso total do sistema de saúde, de acordo com o jornal Estadão. 

Por ora, a medida a ser adotada será a regressão de todas as regiões para a fase vermelha, a mais restritiva, do Plano São Paulo de combate à Covid-19. Simultaneamente, o governo espera avançar na vacinação, na conscientização da população e na fiscalização de atividades irregulares que promovam aglomerações.  Na prática, se as regras estabelecidas no plano não forem mudadas, a regressão para a fase vermelha significa que todo o Estado deverá, provavelmente a partir de sexta-feira, retomar o confinamento imposto aos paulistas no pior momento da pandemia: entre abril e maio de 2020.

O assunto foi objeto de discussão na reunião entre João Doria, prefeitos, o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, e membros do Centro de Contingência da Covid-19, nesta tarde, 2. O tema lockdown foi colocado à mesa, porém o consenso foi de que ainda é possível evitar medida tão radical como a adotada em países europeus e até em cidades do interior paulista. No lockdown total, nem os supermercados podem funcionar e a circulação de pessoas é restrita e controlada.  Na reunião também foi apresentado um ofício da Associação Paulista de Municípios ao secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, pedindo que o centro de contingência promova “ações rápidas e concretas para frear esse avanço da contaminação em massa da nova variante da Covid-19”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp