Política

Lula sugere que ministro astronauta diga a Bolsonaro que planeta é "redondo": "Para ele não falar mais bobagem"

Reprodução/YouTube
O ex-presidente lembrou que Marcos Pontos viajou em um foguete espacial durante o seu governo: "Se ele não dormiu, ele viu que o planeta é redondo"  |   Bnews - Divulgação Reprodução/YouTube

Publicado em 10/03/2021, às 12h11   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

Durante o seu discurso inicial nesta quarta-feira (10), no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, São Paulo, em seu primeiro pronunciamento após a anulação das suas condenações pelo ex-juiz Sergio Moro, o ex-presidente Lula (PT) aproveitou um dos momentos para cutucar o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Ao falar sobre um encontro com o Papa Francisco, no qual concordaram sobre a desigualdade ser o maior problema do "planeta", o petista fez questão de reforçar que a Terra é redonda, e não "quadrada" ou "retangular", como defendem teses negacionistas endossadas por Bolsonaro e seus apoiadores.

Um dos nomes mais célebres que alegam que o conhecimento científico não é suficiente para comprovar o caráter redondo da Terra é o guru do bolsonarismo, o autointitulado filósofo Olavo de Carvalho.

"O planeta que é redondo, não retangular nem quadrado, o Bolsonaro não sabe disso, portanto é importante reiterar", disse o ex-presidente.

Lula sugeriu que o ministro da Ciência, o astronauta Marcos Pontes, use o seu conhecimento para ensinar o presidente sobre o assunto, inclusive por ter tido a experiência de voar em um "foguete russo" durante o seu mandato no Palácio do Planalto. 

"Ele tem um astronauta no governo, o ministro Pontes sobrevoou em um foguete russo quando eu era presidente. Se ele não dormiu, ele viu que o planeta era redondo. Podia dizer ao presidente para ele não falar mais bobagem, não acreditar no Olavo de Carvalho, assumir que o mundo é redondo", ironizou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp