Política

Oposição votará contra requerimento de urgência para pedido de empréstimo de Rui Costa ao BB

Mateus PereiraGOVBA
"Não custa lembrar que a Bahia é classificada com a nota C em relação à capacidade de pagamento (Capag)", diz Régis  |   Bnews - Divulgação Mateus PereiraGOVBA

Publicado em 15/03/2021, às 12h31   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O bloco de Minoria na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), que faz oposição ao governador Rui Costa (PT), anunciou que vai votar contra, nesta segunda-feira (15), o requerimento de urgência do novo pedido de empréstimo feito pelo governador Rui Costa (PT), no valor de R$ 1,5 bilhão, junto ao Banco do Brasil (BB). A nova operação de crédito deve ser pautada na Casa na sessão de hoje. 

"A Oposição vai votar contra o requerimento de urgência hoje por entender que um projeto da importância desse empréstimo, primeiro, não pode ser votado de forma virtual. É um projeto que merecia maior conhecimento e maior discussão dentro da Casa, até porque vai causar, sem dúvidas, um grande impacto financeiro futuro", afirmou o deputado estadual Sandro Régis (DEM), líder da oposição. 

Régis pontua que as votações virtuais deveriam ser destinadas exclusivamente às pautas relacionadas à pandemia. A proposta, segundo o próprio governo, é para custear obras de infraestrutura. "Nós nem sabemos que obras são essas, nada é especificado. A ALBA tem mais uma vez a oportunidade de ser um órgão fiscalizador, não pode se curvar ao Executivo, se tornando uma secretaria de Estado", critica o líder oposicionista. 

Com este novo pedido de empréstimo, o governo Rui Costa pode chegar a mais de R $6 bilhões em operações de crédito, conforme levantamento da bancada. "Isso significa quase R$ 1 bilhão em empréstimo por ano. Gestão pública é cuidar bem do dinheiro do povo, o que não vem acontecendo nos governos petistas na Bahia", alertou Régis. 

"Não custa lembrar que a Bahia é classificada com a nota C em relação à capacidade de pagamento (Capag), e por isso não pode receber garantia da União para empréstimo, é considerado estado mau pagador. Quero alertar que esse novo empréstimo aumenta o endividamento do estado e pode comprometer fatalmente os cofres da Bahia", diz.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp