Política

MS está há quatro meses sem saber o estoque de seringa e agulha dos estados

Tony Winston/MS
Desde então, a pasta tem recebido informações de estoques de apenas três estados, por meio de um sistema digital de gestão: Amapá, Bahia e Piauí  |   Bnews - Divulgação Tony Winston/MS

Publicado em 18/03/2021, às 08h11   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Quatro meses, esse é o tempo em que o Ministério da Saúde está sem o número atualizado de seringas e agulhas nos estados.

A informação consta de um documento enviado pelo ministro Eduardo Pazuello na última sexta-feira (12), à Câmara, em resposta a um pedido de informações da deputada Sâmia Bomfim, do PSOL de São Paulo.

A última consulta foi feita em novembro, após uma determinação do ministro Ricardo Lewandowski, em uma ação movida pelo partido Rede de Sustentabilidade.

Além de defasada, a planilha possui diversas lacunas, como apurou o colunista da Istoé, Guilherme Amado, que teve acesso ao inteiro teor do texto. Não há dados de São Paulo, o estado mais populoso e que abriga um quinto dos brasileiros.

Desde então, a pasta tem recebido informações de estoques de apenas três estados, por meio de um sistema digital de gestão: Amapá, Bahia e Piauí. O Brasil só vacinou 4,3% de sua população e está em 50º no ranking mundial da imunização. Na última quarta-feira (17), pela primeira vez a média móvel de mortes nos últimos sete dias por Covid no país ficou acima de 2 mil. 285 mil brasileiros já morreram por causa da doença.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp