Política

TV Cultura rebate bolsonaristas e esclarece contrato do "Manhattan Connection"

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Fundação reafirma que programa é bancado com recursos da iniciativa privada  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV

Publicado em 05/04/2021, às 20h07    Henrique Brinco


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A TV Cultura emitiu um comunicado para rebater as acusações de redes bolsonaristas a respeito do contrato do programa "Manhattan Connection". O assunto ganhou repercussão nas redes sociais nesta segunda-feira (5) e também foi pulverizado pelo vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro.

A Fundação Padre Anchieta, que é mantenedora do canal instituído pelo Governo de São Paulo, afirmou que a atração tem  contrato de parceria estabelecido entre Blend Negócios Divulgação e Editoração Ltda. "A Blend Negócios Divulgação e Editoração Ltda. (Blend), é empresa produtora independente, que detém os direitos de produção e de exploração de um produto audiovisual, destinado à exibição por televisão, com marca 'Manhattan Connection'. A Fundação Padre Anchieta é detentora do direito de exploração de emissora de radiodifusão por sons e imagens, que adota a denominação figurativa 'TV Cultura'", informa o comunicado.

Pelo contrato de parceria, continua o canal, a Blend assume a total e integral responsabilidade e custos pela produção do programa, inclusive a remuneração de todos os seus participantes, entregando, semanalmente, um programa pronto e acabado, para exibição pela TV. "A remuneração da Blend para a disponibilização do conteúdo do programa ocorre exclusivamente pela participação no resultado financeiro mensal que for obtido com comercialização das quotas de patrocínio na exibição", ressalta.

A Fundação também esclareceu que o extrato do contrato, amplamente compartilhado pelos bolsonaristas, está publicado no portal de transparência da TV Cultura e o montante nele indicado, de R$ 8.064.000,00 "é mera expectativa, se o contrato vier a ser cumprido, em sua integralidade, e atingida a expectativa financeira, no período de cinco anos".

"Trata-se de notícia tendenciosa que distorce e falseia os fatos, e que merecerá prontas providências jurídicas para o restabelecimento da verdade", finaliza o canal.

O jornalista Diogo Mainardi, um dos apresentadores do programa, também publicou um artigo no blog O Antagonista onde ressalta que a iniciativa privada financia o produto. "Se os patrocinadores privados desistissem de anunciar no programa, ele acabaria no dia seguinte, porque a TV Cultura não é responsável por seu financiamento, nem pelo pagamento dos salários de seus apresentadores. A propósito, nenhum apresentador do Manhattan Connection é sócio da Blend", esclareceu.

Mainardi ironiza ainda o apelido cunhado pelos bolsonaristas contra o programa. "Os milicianos digitais tiveram o mérito de arrumar um bom apelido para o programa – 'Mamata Connection'. Apesar disso, a mentira continua sendo uma mentira. E a mamata deles vai terminar em 2022", finaliza.

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